domingo, 2 de junho de 2013

    Atividades com verbos no modo indicativo


                                                           ATIVIDADES

1) Preencha as frases com os verbos dos parênteses. 

a) Enquanto ele ________________no shopping, seu primo o procurava. (passear – pretérito imperfeito)

b) Ele _______________  que estava perdido no shopping. (declarar – pretérito perfeito)

c) Os jogadores_________________  a bola do outro time. (pegar – presente)

d) Os meteorologistas ________________ para confirmar as previsões do tempo. (trabalhar – pretérito perfeito)

e) As aves _______________________velozes. (partir – presente) 

2. Passe as frases do futuro do presente para o futuro do pretérito:
a)    Você correrá para a praia.  ________________________
b)    Nós partiremos para outra cidade. ____________________
c)    Eles procurarão um novo emprego.  ___________________

3. Passe o verbo para o tempo presente:
Eu entrei em casa.
Fechou os olhos com força.                                
Eu ficarei aqui sozinho.

4. Faça a correspondência. Veja o exemplo:

(a) Eu e meu irmão                (  ) encontrei um velho amigo.
(b) Ah! Vocês                       (  ) já pagaste o pão?
( c) Carlos                            (  ) volta hoje para casa.
(d) Eu                                    (  ) correrá na maratona.
(e) Meu tio                            (  ) olhariam as estrelas e se apaixonariam.
(f) Tu                                    (  ) guiava lentamente pela avenida.
(g) O atleta                            (  ) terminas esse trabalho para mim?
(h) Maíra e Alex                    (  ) confirmarão a viagem só amanhã.
                                              (a) conversávamos sobre cinema.

5. CLASSIFIQUE OS VERBOS DESTACADOS EM PRETÉRITO, FUTURO E PRESENTE:

A) MALASARTES ENGANOU A MULHER.
B) ESTUDAREI PARA A PROVA DE PORTUGUÊS.
C) VIAJO COM OS MEUS PAIS.
D) SAIREI COM OS MEUS COLEGAS.
E) MALASARTES ENSINARÁ A RECEITA DA SOPA.
F) OS PAIS ENSINARAM AOS FILHOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário